Desafio ou Loucura?

“Onde há uma vontade forte, não pode haver grandes dificuldades”, já dizia um grande filósofo... e eu não sei daonde ele tirou essa ideia pois as vezes não é bem assim que acontece, você concorda?


A maior encomenda de cupcakes da história da BeeCake ilustra bem o oposto. A loucura, batizada de Desafio 2.100, aconteceu em Outubro de 2012 em comemoração ao aniversário da Copel – Companhia Paranaense de Energia, que presenteou cada um dos seus funcionários com cupcakes de chocolate com brigadeiro. A BeeCake, na época com uma única funcionária, ganhou a licitação e ficou responsável por produzir e entregar, num mesmo dia, 2.100 cupcakes.


No total foram distribuídos mais de 11 mil cupcakes para funcionários de todo o Estado. Ficamos com Cascavel e região enquanto outras docerias produziram para Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.


Foram três dias de um trabalho insano e inédito pra mim, a quantidade máxima que eu havia feito na vida até então era de 220 cupcakes num dia, então começamos a trabalhar 3 dias antes e em turnos – minha meta era fazer, assar, rechear, cobrir e embalar 700 cupcakes por dia. A “listinha” de compras continha 35 dúzias de ovos, 90kg de brigadeiro, muitos fardos de farinha e açúcar, 10kg de manteiga, rios de leite, montanhas de cacau em pó, etc., tudo em quantidades assustadoras.


Uma das exigências da Licitação é que os cupcakes fossem entregues em caixinhas de acetato individuais, e quem já montou embalagem de acetato sabe que isso é considerado “trabalho de preso”, então pedimos pra quem realmente tinha tempo e interesse na missão, os próprios presidiários fabricaram e montaram todas as 2.100 caixinhas de cupcake de forma impecável.


Outro detalhe era que, em cima de cada cupcake, houvesse a marca da Copel em pasta americana – modelo igual exigido a todas as docerias do Estado. Encontrei uma confeiteira de Curitiba e terceirizei essa parte, ela possuía uma máquina que cortava a pasta e conseguia assim fazer todas idênticas, depois embalar e mandar entregar aqui.


Primeiro dia de produção (Sábado): o forno que eu aluguei pra ajudar não passou pela porta da cozinha e foi instalado no corredor. Trabalhamos o dia todo em, no mínimo 6 mulheres na cozinha e alguns horários em 10. Saldo 648 cupcakes!


Segundo dia (Domingo): 1.006 cupcakes. E eu consegui ter uma boa noite de sono.


Terceiro dia (Segunda): Estávamos todas bem cansadas mas faltava pouco pra acabar. E faltou também ingredientes, e faltou brigadeiro pra cobrir os últimos 150 cupcakes, que ficaram pra ser finalizados na terça (dia da entrega) de manhã.


Uma noite de muita chuva. Eu praticamente passei a noite em claro e não lembro de ter orado tanto pro Santo Protetor das Goteiras antes. Eu cochilava e tinha pesadelos de que a água entrava por debaixo da porta e molhava o fundo das caixas, e eu calculava quantos teríamos que refazer... a noite durou umas 54 horas. Quando amanheceu fui, com minha funcionária, finalizar os últimos para a entrega. Fretamos um caminhão baú pois não cabia no carro.


“Tudo pronto!”

“Como faço essa Nota Fiscal?!”

“Deu tudo certo, não acredito!”

“Ficaram lindos e deliciosos.”

“Não é que essas caixinhas ficaram ótimas?”

“Os logotipos chegaram a tempo!”

“Contando até parece mentira!“


Mas é tudo verdade, e foi uma encomenda muito importante pra história da loja. Com o lucro dessa encomenda eu paguei o empréstimo da reforma da sala e pude ter mais tranquilidade financeira.


Agradeço imensamente a todas as pessoas que me ajudaram, algumas se tornaram minhas funcionárias depois e são pessoas que admiro e quero muito bem. ??